Criança no dentista: como o comportamento dos pais pode ajudar ou atrapalhar
31 de março de 2017
Bebê precisa ir ao dentista: entenda mais sobre o assunto
31 de março de 2017
Show all

Quando ir ao Dentista Infantil pela primeira vez?

Todo mundo sabe que uma criança deve ser acompanhada por um médico antes do parto pelo obstetra e durante os primeiros anos pelo pediatra. Mas quando ir ao dentista infantil pela primeira vez?

Muitos pais ignoram a importância de visitar o dentista nos primeiros anos de vida, e passam a tratar isso com a devida relevância apenas quando a criança passa a escovar sozinha os dentes.

Mas a verdade é que os especialistas alertam que a primeira visita deve ocorrer ainda na gestação pois problemas bucais na mãe podem levar ao parto prematuro e ainda baixo peso do bebe. Nesse primeiro momento, o dentista vai conhecer a mãe e orientar sobre o nascimento dos primeiros dentes e cuidados com alimentação e com a boca do recém nascido.

É importante se informar sobre os dentes de leite, que devem ser cuidados e acompanhados, pois estão “preparando o terreno” para os dentes definitivos que estão por vir.

Além disso, a visita ao dentista infantil pela primeira vez também vai ajudar a tornar o ambiente familiar, e prevenir contra qualquer medo ou trauma com relação ao ambiente do consultório.

 

A importância de ir ao dentista infantil pela primeira vez logo cedo

 

Na primeira infância os dentes estão completamente sujeitos a problemas. Chupeta, mamadeira, sucção ou qualquer outra coisa podem atrapalhar o desenvolvimento saudável dos dentes.

A maneira de amenizar isso é acompanhando com um especialista e seguindo suas sugestões. A partir dos 6 meses de idade uma criança já está pronta para visitar o dentista pela primeira vez.

É mais ou menos nesse período que os dentes começam a brotar, e assim, o médico conseguirá orientar os pais sobre os devidos cuidados.

A inserção de novos alimentos na dieta do bebê também pode causar alterações no nascimento dos dentes, e pode começar a cumular pequenos resíduos. Assim, o dentista acompanhará e ajudará a manter a higiene bucal.

Nesse começo de vida é muito mais fácil livrar as crianças de qualquer medo, tornado algumas atividades rotineiras. Ir ao dentista, por exemplo, causa estranhamento porque muitas crianças só vão fazer sua primeira visita depois dos 5 anos.

 

Creme dental e escova para bebês e crianças

 

É de extrema importância que os pequenos utilizem apenas creme dental e escova de dentes próprios para a idade. Peça orientações para o médico dentista sobre quais são as melhores marcas e os melhores modelos de escovas.

No entanto, aposte naquelas de cerdas macias e pastas com menor concentração de flúor. Bebês muito pequenos também devem higienizar os dentes de acordo com as indicações do odontologista.

Geralmente, a orientação é para que se lave a boca apenas com água de manhã e a noite.

Precisamos lembrar que a medicina odontológica é uma das poucas que atua fortemente com perfil preventivo. Ou seja, um acompanhamento correto pode prevenir muitos problemas, ao invés de remediá-los depois de instaurados.

Levar a criança ao dentista infantil pela primeira vez é o ponta pé inicial para a educação com relação a saúde bucal.

Alguns cuidados se replicam para crianças e adolescentes. Por exemplo, a indicação de que a visita ao dentista ocorra pelo menos a cada seis meses.

Também é importante se atentar a troca constante da escova de dente. Para crianças e bebês a indicação é a cada seis semanas. Tratar o tratamento odontológico e a saúde bucal com a devida atenção é de suma importância para que a criança tenha dentes fortes.

Muitos problemas odontológicos são hereditários, e o acompanhamento devido ajudará a identificar e combater mais rapidamente qualquer mal, tornando o tratamento mais simples e até mesmo dolorido.

Ir ao dentista infantil pela primeira vez deve ser considerado tão importante quanto qualquer outro tratamento pediátrico. Acompanhar e orientar a criança em seus primeiros anos influenciará sua disciplina e higiene por toda a vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *