Periodontia

Sua gengiva sangra quando você escova os dentes ou passa fio dental?

Você pode ter uma doença periodontal como a gengivite ou periodontite que são infecções sérias, e se não tratadas podem causar a perda dentária, e em casos severos podem levar o paciente a Óbito.

Periodontia é a especialidade que visa o tratamento e cura de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva. A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes, sendo seu tratamento fundamental para diminuir riscos de infarto, complicações no pulmão e diabetes, além de diminuir riscos de partos prematuros.

O tratamento da doença é baseado em sessões de raspagens com auxilio de laser e irrigação antibiótica visando maior eficácia no controle das doenças e bactérias, além de orientações sobre como devem ser realizados os cuidados com os dentes e gengivas para evitar recidivas e por fim realiza-se o controle periódico dos tratamentos.

A periodontia possui também uma atuação estética, com a realização de cirurgia plástica na gengiva a fim de deixar a gengiva mais regular e com uma aparência mais agradável.

O QUE CAUSA DOENÇAS NA GENGIVA?
Em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da baixa imunidade e de maus hábitos alimentares, a gengiva fica fragilizada às infecções decorrentes de bactérias.
Quanto tempo demora o tratamento?
O tempo e o resultado dependem do grau da doença e comprometimento do paciente, sendo necessário sessões básicas, moderadas ou avançadas.
Por que realizar um tratamento de periodontia?
O tratamento deve ser realizado para remoção de placa bacteriana e cálculos dentários diminuindo o grau de infecção bucal e melhorando a saúde dos tecidos além de curar o processo inflamatório / infeccioso fazendo com que desapareça a supuração e o sangramento gengival e principalmente controlar ou prevenir doenças que provocam perda de dentes, diminuir riscos de infarto, complicações no pulmão e diabetes, além de diminuir riscos de partos prematuros.
Qual o risco de eu não realizar o tratamento periodontal?
Prejuízo estético do sorriso: dentes alongados e espaços abertos (diastemas) e mau hálito. A perda dental, que é consequência da perda do osso. Porém outros riscos são observados como as Infecções que podem levar pacientes a ÓBITO.