FORMAS DE EVITAR MANCHAS NOS DENTES
6 de dezembro de 2017
Show all

CUIDADOS DE HIGIENE QUANDO SE USA APARELHO ORTODÔNTICO

Quem coloca aparelho ortodôntico, seja fixo ou móvel, certamente é alguém que se preocupa com a saúde bucal e, por isso mesmo, não pode esquecer que esse tratamento pede por um cuidado especial na higiene da boca.

 

É importante lembrar que, ao usar um aparelho fixo, as pecinhas fazem com que as sujeiras se acumulem com mais facilidade pelos dentes. Sabemos que restos de comida são fontes de bactérias que podem causar cáries e outros problemas bucais, por isso, precisam ser retiradas após cada refeição.

 

Quem está com aparelhos móveis não pode esquecer a higiene bucal antes de coloca-los de volta após cada refeição e, também, precisa escovar o próprio aparelho.

 

Mas, não se preocupe, a limpeza dos dois tipos de aparelho não é complexa. Ao contrário, a higienização dos aparelhos ortodônticos é um procedimento fácil e ainda existem acessórios feitos para facilitar a remoção de restos de alimentos da boca.

 

Antes de mais nada devemos falar da escova convencional. Ela sozinha permite uma ótima higienização da boca, inclusive de quem utiliza aparelho fixo. Mas, escovas especialmente feitas para quem tem aparelho ortodôntico permitem uma limpeza ainda mais eficiente.

 

A escova ortodôntica e a escova interdental são dois exemplos de escovas especiais que ajudam na limpeza bucal. A primeira se diferencia das escovas convencionais por ter um corte interno nas cerdas que permitem uma limpeza em partes de acesso mais difícil para escovas convencionais.

 

Já a escova interdental tem o formato cilíndrico. Suas cerdas são apoiadas em uma canaleta central, com elas é possível impar os espaços entre os dentes e as peças dos aparelhos fixos (braquetes e arco).

 

Outro cuidado importante para todo mundo que redobra a importância para quem usa aparelho ortodôntico é o fio dental. Quem usa o fixo precisa ter mais paciência para passar o fio entre o arco, mas não pode deixar de faze-lo.

 

Para a alegria de quem usa o aparelho fixo, existe o passa fio, uma pecinha maravilhosa que ajuda a passar o fio dental pelo arco, facilitando o processo de limpeza entre os dentes, laterais e gengivas. A peça é simples, lembrando a pecinha usada para colocar linha na agulha de costura.

 

Além desses cuidados diários, é fundamental ir com regularidade ao dentista, pois, além de fazer a manutenção e devidos ajustes no aparelho (seja fixo ou móvel), o especialista promove uma higienização profissional, com uma limpeza mais profunda.

 

Por isso, conte sempre com o suporte do seu dentista, ele irá te ajudar a conquistar melhores resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *