Quando ir ao Dentista Infantil pela primeira vez?
31 de março de 2017
Show all

Criança no dentista: como o comportamento dos pais pode ajudar ou atrapalhar

O medo de ir ao dentista é um dos mais frequentes. Muita gente enxerga o tratamento odontológico como uma tortura, e isso pode ser ainda pior em crianças. Como o comportamento dos pais pode ajudar ou atrapalhar na hora de levar a criança no dentista?

A postura dos pais é de extrema importância para ajudar os pequenos a superar o medo do médico dentista.

A sala muito clara, os vários aparelhos com caras assustadoras (mas que na verdade são inofensivos) causam uma insegurança natural. Para conter isso, as crianças e o dentista precisam do apoio total dos responsáveis.

Nesse artigo, vamos falar sobre como os pais podem ajudar (ou piorar) a consulta do filho.

Criança no dentista: mantenha a calma e passe segurança para os pequenos

 

As crianças enxergam seus pais ou responsáveis como pessoas imbatíveis. Verdadeiros super-heróis e super-heroínas em carne e osso.

Quando os pais demonstram medo ou insegurança em um ambiente, automaticamente a criança também se sente desconfortável e apavorada com a situação.

Ao levar a criança no dentista, portanto, os pais precisam passar naturalidade e segurança. Não se deve fazer desse um evento muito caótico para evitar pânico e ansiedade.

Também é importante manter um diálogo claro e sincero com a criança. Explicar a importância de cuidar dos dentes, e nunca (jamais!) tentar enganá-la dizendo que estão indo fazer outra coisa quando na verdade estão a caminho da consulta.

Também é de suma importância que os pais repliquem alguns cuidados que surgem no consultório, em casa. Assim a criança vai assimilando familiaridades com a consulta, o que torna o momento menos tenso.

 

Brinquedos educativos podem ser grandes aliados!

 

Muitos medos e traumas infantis podem ser tratados de maneira lúdica e divertida com brinquedos. É possível encontrar diferentes jogos e brinquedos que falem de cuidado bucal.

Usar esse método pode ser de grande ajuda para superar qualquer dificuldade para levar a criança no dentista.

A literatura infantil também é muito rica, e existem livros específicos para ajudar a criança nessa experiência. Faça brincadeiras, leia histórias e ajude a tornar a consulta odontológica menos traumática para todos.

Use os ursinhos ou bonecos preferidos da criança para ensinar alguns cuidados. Mostre que ir ao dentista é tão simples e tão natural quanto toma banho ou ir ao banheiro.

É importante que a criança enxergue segurança nos pais. Se o casal também tem medos específicos sobre o ambiente do dentista, não deve deixar isso transparecer.

E uma vez no consultório, os pais não devem tirar a autoridade do dentista ou mesmo demonstrar desespero diante da indicação de um tratamento.

Se o dentista de seu filho indicou algum procedimento que você tem dúvidas sobre ser dolorido ou trabalhoso, tente questioná-lo sobre isso longe da criança.

Se você demonstrar insegurança vai automaticamente passar isso para o pequeno. Tire todas as suas dúvidas a respeito disso, e repasse as informações para a criança de maneira clara e gentil.

Lembre-se de que não adianta mentir, mas vale amenizar para não assustar. É muito importante que você leve a criança no dentista com frequência, e não apenas quando há um problema.

O tratamento preventivo é muito mais eficaz e muito menos sofrido do que aquele depois de aparecerem sintomas de algum problema.

Faça da visita ao dentista uma rotina, seja prático e não torne esse momento um “evento” a ser celebrado ou temido. O ideal é que a criança o encare com a mesma naturalidade com que vai à escola

Levar a criança no dentista com frequência é um ato de amor e cuidado que ajudará na educação e na higiene de seu filho.

Ainda tem dúvidas sobre Crianças no Dentista?

Se você ainda tem dúvidas sobre Crianças do Dentista, entre em contato a equipe da ClinidentMS.

É importante deixar claro que o artigo “Criança no dentista: como o comportamento dos pais pode ajudar ou atrapalhar” é apenas de caráter informativo/educativo, portanto, recomenda-se a consulta com um(a) dentista especializado(a) no tratamento de crianças que será capaz de analisar seu caso individualmente e indicará o tratamento adequado de forma personalizada para você.

Criança no dentista é no Dentista para Crianças em Campo Grande – MS

A ClinidentMS pode te ajudar a recuperar tua autoestima através de diversos tratamentos, incluindo o tratamento para crianças feito por dentistas especialistas.

tel  67 3362-1434 / 67 3362-8680
loc Av. Júlio de Castilho, 1539 – Campo Grande – MS

É possível fazer uma consulta online sobre Crianças no Dentista?

A ClinidentMS respeita o Código de Ética Odontológica e, entre outras atitudes, não realiza consultas via internet ou qualquer outro meio.
Mais uma coisa: o artigo Criança no dentista: como o comportamento dos pais pode ajudar ou atrapalhar apareceu primeiro no site da ClinidentMS – Dentista para Crianças em Campo Grande MS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *