O que é implante dentário?
19 de julho de 2017
Ortodontia Pediátrica: a importância da ortodontia preventiva na infância
11 de outubro de 2017
Show all

BENEFÍCIOS DOS IMPLANTES DENTÁRIOS

Perder um dente impacta na autoestima das pessoas, na segurança de sorrir e falar. Mas, o problema é muito maior que estético ou social, a falta de um dente pode afetar a fala, a mastigação e outros problemas de saúde bucal e facial.

 

O que nos leva a perder um dente?

São diversas as causas que causam a queda de um ou mais dentes. As mais comuns são a cárie e a doença periodontal (gengivite) quando não tratadas de forma adequada.

Quando a cárie progride sem tratamento as estruturas dentais acabam se deteriorando, acabando com o dente e levando a outros problemas. Já a gengivite, ataca, além da gengiva, os ossos, causando problemas ainda maiores.

Para a reabilitação bucal, existem várias maneiras de substituir o dente perdido e suas funções de mastigação, fala, estética e outras, como evitar a inclinação dos dentes remanescentes.

O implante dentário é uma ótima alternativa para reabilitação dental. Ele serve para substituir a raiz do dente perdido, toda sua estrutura e funções.

 

Como é feito o implante dentário?

Após a análise das condições do paciente (fumantes e diabéticos tem grande possibilidades de insucesso), o dentista pode realizar um tratamento para eliminar infecções da boca. A intenção é garantir que o paciente esteja em bom estado de saúde para a realização do procedimento (um pequeno ato cirúrgico).

São colocados pequenos parafusos de titânio dentro do osso do maxilar para exercer a mesma função da raiz do dente. Contudo, esses parafusos podem servir para a fixação não apenas de um, mas de todos os dentes.

Após a colocação dos parafusos, uma coroa dentária é colocara sobre o parafuso. Assim, a reabilitação é completa em sua função e em relação à aparência da boca. Por isso, o paciente volta a mastigar normalmente, fala sem preocupação e muito mais.

Em outras palavras, o benefício mais importante do implante dentário é a recuperação das funções dentárias, pois a prótese passa a funcionar praticamente como os dentes naturais.

 

Quais outros benefícios dos implantes dentários?

  • Não existe perigo de rejeição. Uma parcela muito pequena dos casos pode haver perda do implante por ele não se encaixar no osso. O que é raro e mais frequente em fumantes e diabéticos.
  • Melhora considerável da saúde por voltar a função de mastigação normal.
  • Previne o desgaste dos dentes vizinhos e a inclinação dos dentes, mantendo a arcada mais estável e forte.
  • Melhora a autoestima. Afinal, quem não quer ter um belo sorriso?

 

O implante dentário pode ser feito de acordo com a anatomia da sua boca. Converse conosco e descubra como pode ser simples reabilitar um dente perdido.

Campos marcados com * são requeridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *