Aparelhos Ortodônticos

A ortodontia é a especialidade da odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade.

Corrige problemas relacionados à posição dos dentes através do uso do aparelho ortodônticos, desde pequenas imperfeições até problemas dentais mais graves podem ser reparados com os aparelhos.

Através da ortodontia é possível ter uma boca saudável com os dentes alinhados e bonitos, levando a uma aparência mais agradável.

O que é o Aparelho Fixo?
O aparelho ortodôntico fixo é utilizado para o alinhamento dos dentes, quando necessária maior intervenção e quanto maior a complexidade do tratamento. É composto pelos bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos) que ficam colados aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento, e por um arco que serve de guia para a correção.
Que tipos de aparelhos fixos existem?
Existem 2 tipos de aparelho fixo: os convencionais e os auto-ligáveis Nos aparelhos fixos convencionais, o arco mantém-se preso a cada um dos bráquetes através de borrachinhas e a movimentação dentária é favorecida através de dobras e do uso de acessórios, como molas e elásticos. É necessária manutenção mensal, em consulta dentária, para que o ortodontista aperte regularmente o aparelho dentário, obrigando os dentes a moverem-se continuamente no sentido desejado. Aparelhos fixos auto-ligáveis possuem a tecnologia mais avançada existente no mercado, cujos bráquetes são os mais modernos e os arcos adequados a cada estágio do tratamento, proporcionando ótimos resultados em um tempo menor de tratamento, em manutenções mais espaçadas, em média a cada 3 meses. O sistema dispensa o uso das borrachinhas e acessórios, promovendo uma maior força para mover o dente, pois, apresenta um encaixe próprio que fixa o arco mantendo o fio ativado durante mais tempo. A ausência de borrachinhas favorece uma melhor higiene bucal, evitando assim o aparecimento de cáries. Também podem ser metálicos e transparentes.
Por que é importante fazer o um tratamento ortodôntico?
Além de oferecer um sorriso esteticamente mais bonito, aumento da autoestima e confiança, a utilização de aparelhos ortodônticos tem inúmeros benefícios à saúde como obtenção de um sorriso mais agradável, melhora da comunicação, pois grande parte dos pacientes reclama de problemas na fala, mastigação correta, pois com dentes tortos a mastigação é menos eficiente os alimentos são engolidos sem a trituração adequada, acarretando problemas como azia, gastrite e até úlceras e higienização completa, pois dentes tortos são mais difíceis de higienizar até porque a escova ou fio dental podem não alcançar todos os dentes.
Aparelhos ortodônticos surtem efeito para quem tem mais de 40 anos?
A idade não é um fator limitante do tratamento ortodôntico. Já as condições gengivais, ósseas e saúde sistêmica determinam a resposta ao tratamento. Cada caso deve ser avaliado.
Em qual idade deve ser realizada a primeira consulta ao ortodontista?
Apesar de não existir idade mínima, a época mais oportuna é no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. Ou seja, por volta do 6 ou 7 anos. Pode-se ter ou não a necessidade de colocar algum tipo aparelho, mas somente o dentista poderá fazer uma avaliação mais minuciosa.